Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.


O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial.

terça-feira, agosto 10, 2010

Quem foi Machado de Assis?

Joaquim Maria Machado de Assis que nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de Junho de 1839 foi dramaturgo, romancista, contista, jornalista, cronista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira e um dos mais influentes escritores e romancistas da literatura mundial. Sua extensa obra constitui- se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.
No dia 20 de julho de 1897 com iniciativa de Lúcio Mendonça, fundou a Academia Brasileira de Letras.
A obra ficcional de Machado de Assis tendia para o Romantismo em sua primeira fase, mas converteu-se em Realismo na segunda, na qual sua vocação literária obteve a oportunidade de realizar a primeira narrativa fantástica e o primeiro romance realista brasileiro em Memorias Póstumas de Brás Cubas . Ainda na segunda fase, Machado produziu obras que mais tarde o colocariam como especialista na literatura em primeira pessoa (como em Dom Casmurro, onde o narrador da obra também é seu protagonista). Como jornalista, além de repórter, utilizava os periódicos para a publicação de crônicas, nas quais demonstrava sua visão social, comentando e criticando os costumes da sociedade da época, como também antevendo as mutações tecnológicas que aconteceriam no século XX, tornando-se uma das personalidades que mais popularizou o gênero no país.
Machado de Assis morreu no dia 29 de setembro de 1908 aos 69 anos, no Rio de Janeiro.

8 comentários:

  1. Adoro esse homem , gosto bastantes das frases dele *--*
    Muito bom o conteúdo!!!
    Bjs Laryssa 6ºA

    ResponderExcluir
  2. [aaaa] tambem gosto muito dele, e ta muito legal a postagem viu!
    bgs :* Angélica 6ºA

    ResponderExcluir
  3. eu adorei o conteúdo ta otimo eu adorei mesmo de verdade ta muito legal mesmo
    bjss Victoria Helena 6ºA

    ResponderExcluir
  4. mt interessante esse conteúdo, gostei !

    beijos leticia z 6ºA

    ResponderExcluir
  5. eu achei super legal interessante e eu gosto muito das frases dele muito legal
    parabens

    Moreira 6ºA bjzz

    ResponderExcluir
  6. Muito legal mesmo adorei
    Weber 6º D

    ResponderExcluir
  7. .Nossa muito legal
    Adoro Poemas,Amei!

    Heloísa 6ºD

    ResponderExcluir

Por favor comentaristas,
não postem como anonimo.
Nós agradecemos